FLORIPA 350 ANOS: PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO COM CAMINHADAS CULTURAIS E ARTÍSTICAS

Como roteiros para incentivar a população de conhecer detalhadamente a história do patrimônio cultural, a Câmara Municipal, como parte das comemorações dos 350 anos de Florianópolis, vai promover caminhadas por vários roteiros artísticos da cidade.O aniversário da Capital será no dia 23.

O programa, em parceria com o Guia Manezinho, oferecerá passeios culturais gratuitos e abertos para toda a comunidade. Serão quatro roteiros neste mês, todos com duração aproximada de 1h30 em caminhadas que não ultrapassam 1,5km. Elas são recomendadas para todas as idades, inclusive para crianças.

O objetivo segundo o presidente do Legislativo, João Cobalchini é difundir e incentivar o conhecimento da história do patrimônio histórico cultural de Florianópolis de forma lúdica para idosos, adultos, jovens, adolescentes e crianças da nossa cidade e mais:“estou feliz em poder proporcionar junto com o Guia Manezinho esse roteiro cultural em homenagem aos 350 anos da nossa sempre bela Floripa. Dando oportunidade de um momento de lazer e ao mesmo tempo de conhecimento da nossa história. Cada canto da nossa cidade é um celeiro cultural e precisamos fomentar a cultura local e regional, abrindo espaço para que chegue a todos,” ressaltou Cobalchini.

OS ROTEIROS

O roteiro de estreia será no Centro Histórico. As demais serão nas freguesias (paróquias ou bairros) mais antigas, que existem desde a vinda dos colonos açorianos: Santo Antônio de Lisboa, Ribeirão da Ilha e Lagoa da Conceição.
Em suas narrativas, o Guia Manezinho (@guiamanezinho) valoriza a colonização açoriana e também ressalta a presença do povo Negro. Os povos ancestrais (indígenas carijó e sambaquieiros) também fazem parte do roteiro.

Sobre a  praia do  manezinho “Rodrigo Stüpp”, o Guia Manezinho, conta as histórias de Floripa de um jeito único. Com seu trabalho de narrar os fatos e lendas da cidade em caminhadas pelas ruas, ele conquistou o Prêmio Nacional de Turismo, entregue pelo Ministério do Turismo. Rodrigo é até hoje o único manezinho a conquistar o prêmio na sua categoria – Microempreendedor do ano.

O Guia Manezinho é jornalista e Guia de Turismo por formação. Ele se especializou em Interpretação de Patrimônio. Por isso, conta as histórias de um jeito mais fluído, utilizando fotos históricas, sons e objetos durante seu roteiro. Após sete anos de trabalho, milhares de pessoas impactadas por seus vídeos e minidocs e quase 15 mil pessoas nos walking tours, ele também recebeu da Câmara de Vereadores a Medalha Manezinho da Ilha – Aldírio Simões, entregue aos que valorizam o jeito de ser mané.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

*Dia 11/03 (Sábado) CENTRO*
*10h30min – 12h30min:* Tour do Centro Histórico: de Meiembipe a Florianópolis.
Da fundação da cidade por Dias Velho até os dias atuais.
*Ponto de Encontro:* Escadaria da Catedral

*Dia 12/03 (Domingo) LAGOA DA CONCEIÇÃO*
*10h -11h30min* Tour Lagoa, a Freguesia Cosmopolita no coração da Ilha
A fundação da Freguesia, os detalhes da da Igreja, os tempos bucólicos e a descoberta para o turismo.
*Ponto de Encontro:* Igreja de Nossa Senhora da Conceição

*Dia 18/03 (Sábado) – SANTO ANTÔNIO DE LISBOA*
*17h -18h30min* Tour Santo Antônio, a reinvenção de uma das áreas mais valorizadas de Desterro
A ocupação do território antes dos açorianos, a distribuição dos espaços geográficos e a gastronomia como identidade.
*Ponto de Encontro:* Praça Roldão da Rocha Pires (em frente ao monumento com azulejos)

*Dia 19/03 (Domingo) – RIBEIRÃO DA ILHA*
*10h30min* – Tour no Ribeirão, de Nossa Senhora da Lapa ao cultivo das Ostras
A preservação da Freguesia, a banda mais antiga da cidade ativa até hoje e a arquitetura como testemunhas.
*Ponto de Encontro:* Em frente à Igreja Nossa Senhora da Lapa.

As inscrições para participação nos roteiros de caminhadas podem ser feitas através no site da Câmara: https://www.cmf.sc.gov.br/

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome