FILAS DE ESPERA ZERADAS: PALHOÇA INAUGURA CENTRO DE REFERÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Com capacidade ampliada para atender matrículas de crianças de 0 a 5 anos, sob conforto de nova estrutura de salas de aula, sistema climatizado, refeitório dotado de “ilha” de buffet em tamanho infantil, a prefeitura de Palhoça inaugurou hoje as novas instalações do Centro de Educação Infantil (CEI) Vovó Maria, que antes funcionava na área central e agora vai atender ao lado da Escola Básica Municipal Palhoça, no bairro Nova Palhoça.

O novo centro de educação infantil também  dobrou a capacidade de lotação, passando a atender 290 crianças – antes, atendia 140. “A gente sabe o caminho que a gente percorreu para estar aqui hoje, o quanto a gente sentia de necessidade desta mudança”, relembrou o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, durante a solenidade. “Olhando isso aqui hoje e lembrando do que era, é emocionante”, destacou o secretário municipal de Educação, Gean Karlo Medeiros

REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO

O Centro de Educação Infantil  está tão bem estruturado que deve se tornar referência, como já acontece com o espaço de Atendimento Educacional Especializado (AEE) instalado ali, que realiza o atendimento apropriado para crianças da educação especial de outros bairros, como Centro, Ponte do Imaruim, Rio Grande e Barra do Aririú. Ali no Vovó Maria funciona um dos 9 polos de atendimento especial existentes no município – a ideia da Prefeitura é expandir para 16 núcleos até o final do ano. “Nós temos uma sala de AEE que é referência, que é modelo, atendendo ao crescimento da nossa educação especial, que é gigante na nossa rede”, expressou Gean Karlo.

O secretário de Educação relembrou do momento em que sugeriu a reformulação daquele prédio, que antes comportava os laboratórios do curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça (Fatenp), para que fosse instalada uma creche ali. “Descobrimos este espaço e o prefeito, como sempre, sensibilizado com a educação, deu o sinal verde”, recordou Gean Karlo.

O prefeito Eduardo atendeu ao pedido, e meses depois, o CEI Vovó Maria abriu as portas para uma “nova vida”. “Nós já esperávamos por este espaço há muito tempo, foi um ganho para nós, como se tivesse nascido um filho nosso. Demorou para a gente arrumar o espaço, foi trabalhoso, mas o trabalho que a gente passou valeu a pena. Estamos em um espaço em que podemos oferecer um atendimento de qualidade e conforto para as crianças, e ainda vai ser possível atender um número ainda maior de crianças. Gratidão ao prefeito Eduardo e ao Gean, que está sendo um secretário maravilhoso.

Estamos realizados”, avaliou a diretora da creche, Alba Terezinha da Silva, que adiou a própria aposentadoria para curtir um pouco mais o espaço conquistado e atender a comunidade com a excelência com que sempre sonhou. “A gente vê que as famílias gostaram muito e também se sentem agradecidas”, relatou a diretora.

FILAS  ZERADAS

Com a abertura de novas escolas e creches e a ampliação de estruturas de educação já existentes, o prefeito Eduardo comemora a façanha de ter a fila por vagas praticamente zerada em 2023. Nos últimos 10 anos, o número de vagas ofertadas no Ensino Fundamental, por exemplo, aumentou em 220%; somente na gestão de Eduardo Freccia como prefeito, a ampliação de vagas foi de 23% na Educação Infantil e de 53% no Ensino Fundamental.

“Cuidem como sempre cuidaram, que seja a extensão da casa de vocês, e eu sei que vocês fazem isso, e tratem bem cada uma destas crianças, e a gente sabe que vocês fazem isso muito bem, porque as crianças são o bem mais precioso de cada família. Que seja um espaço de muitas conquistas, que possamos ampliar ainda mais este espaço e que possamos transformar o CEI Vovó Maria em um dos principais centros de educação infantil do município”, finalizou o prefeito.

“Trabalhamos muito nos últimos anos para chegarmos ao momento que vivemos hoje na educação, com uma ampliação muito grande do número de vagas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, para que a gente tenha todas as crianças em idade escolar dentro da sala de aula. A gente sabe que o desafio é enorme e o caminho ainda é longo, mas conseguimos avançar muito”, analisou o prefeito Eduardo.

“Nós ficamos impressionados com a estrutura, pela transformação que se deu em todo o espaço, que hoje é um polo. É deste nível de estrutura e de condições de trabalho para os profissionais que a gente precisa. É uma referência, e nós estamos trabalhando para isso, para dar um futuro cada vez melhor para as nossas crianças e para o nosso município. É um momento de alegria, que a gente faça uma boa utilização desse espaço”, comentou o vice-prefeito Amaro Junior, também presente na solenidade.

Além do prefeito Eduardo, do vice Amaro e do secretário Gean, a solenidade contou também com a presença dos secretários: Pedro Paulo dos Passos Freitas (Pepê, da Fazenda), Adelino Severiano Machado (Keka, da Agricultura), Antônio Vidal Pagani (Toninho Pagani, da Habitação), Mara Prim (Turismo), Rosiney Horácio (Saúde) e Gilberto Rosa (adjunto da Secretaria de Governo), além do vereador Estefano Broering, representando, no ato, a Câmara de Vereadores

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome