CONGRESSO NA ALESC: VEREADORES BUSCAM APERFEIÇOAMENTO NAS DISCUSSÕES LEGISLATIVAS

Governador eleito, Jorginho e o deputado Moacir Sopelsa, presidente da Alesc, na abertura do Congresso Estadual de Vereadores de SC.

“O vereador é o primeiro a receber as demandas da população, ele está sempre mais perto do cidadão, então temos que valorizar essa instituição.” foi o que declarou o deputado Moacir Sopelsa, presidente da Assembleia Legislativa, seguido do governador eleito, Jorginho Melo, destacando que , também “o vereador é a peça mais importante da política, sendo o   primeiro elo e, o eleitor sabe aonde ele mora, sabe o que pedir para ele, depois dele ao prefeito e assim por diante”, na abertura  do Congresso Estadual de Vereadores  promovido pela União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc). O encontro começou hoje e vai até sexta feira no plenário da Alesc.

O evento conta com a presença de mais de 300 vereadores e assessores parlamentares, e terá palestras com profissionais da área jurídica e representantes do Tribunal de Contas do Estado. O Congresso é destinado a vereadores e assessores legislativos de todo o estado que buscam ampliar a rede de conhecimentos acerca do trabalho legislativo nas mais diversas esferas. Em paralelo ao Congresso, a Uvesc também promove o Encontro do Fórum Parlamentar da Mulher.

O presidente da Assembleia Legislativa, destacou ainda o Legislativo, seja ele nacional, estadual ou municipal, é onde acontece todos os debates e a Uvesc tem por tradição todos os anos promover seus encontros, debates, ações, encaminhamentos e a Assembleia Legislativa nunca deixou de ser parceira. É pelo reconhecimento que eu sempre tive, assim como todos os parlamentares desta Casa às câmaras de vereadores.

O governador eleito Jorginho Melo observou que “esses encontros, além de proporcionar qualificação para os vereadores, treinamento, é um momento de congraçamento, de trocar ideias, experiências do que uma câmara faz, qual projeto que deu certo, enfim sempre aplaudi esses eventos. Então, nesses encontros há sempre um saldo positivo, com temas nacionais e estaduais, e acima de tudo é essa troca de experiência que faz todo mundo crescer”, destacou  Jorginho Mello.

O presidente da Uvesc, vereador de Concórdia, Anderson Guzzatto (PL), enalteceu o encontro. “Estamos unindo os dois Legislativos de Santa Catarina, a Alesc com as câmaras de vereadores, onde as coisas acontecem, onde são votadas as leis, então é muito importante esse congresso. A Uvesc tem esse papel, de trazer o conhecimento, as informações, essa troca de experiência. Esse evento é para direcionar os vereadores, nunca sabemos demais, sempre precisamos agregar para o nosso trabalho. O tempo que estaremos aqui é importante para os vereadores.”

CRONOGRAMA DO EVENTO:
.
AMANHÃ:
9h- Palestra “Trabalhando a gestão emocional em tempos de guerra”, com a máster coach, Fernanda Analu.
10h- Palestra com diretor do TCE, Moises Hoegenn.
14h30 – Palestra “Empreendedorismo Público”, com o empreendedor Luís Paulo Severo.
15h30 – Palestra com o advogado especialista em direito eleitoral, Antônio Augusto Mayer dos Santos.

 QUINTA FEIRA:
9h – Palestra “Denúncias e Representações no TCE e no MP: como fazer e como funcionam”, com o especialista em direito público, Vinicius Neres.
10h- Palestra com o advogado especialista em direito eleitoral, Antônio Augusto Mayer dos Santos.
14h – Palestra “Orientações práticas para reformular e atualizar o regimento interno da câmara municipal”, com Renata Cunha.
15h30 – Palestra “Como fazer o básico para se comunicar com o cidadão usando as redes sociais”, com o especialista em gestão da Comunicação, Andrea Artigas.

SEXTA FEIRA:
8h – Palestra “Institucional Uvesc”, com o presidente da Uvesc, Anderson Guzzatto.
9h – Boas práticas no Legislativo.
10h – Encerramento.

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome