DIA “D” DO OUTUBRO ROSA: MAIS DE DUAS MIL MULHERES REALIZARAM CONSULTAS E EXAMES EM SÃO JOSÉ

Considerado  como dia “D”, dentro da  campanha Outubro Rosa, mais de 2.100 mulheres estiveram nas Unidades Básicas de Saúde e na Policlínica de Campinas, em São José, no sábado para realização de exames de  coleta de preventivo, clínico das mamas, atividades coletivas e orientação sobre cuidados com a saúde.
Ao todo, foram realizadas 847 coletas de citopatológico (exame preventivo, coleta de células do colo uterino), 821 consultas de enfermagem, 41 coleta de testes rápidos (não teve em todas as UBS), 31 atividades coletivas (prevenção a doenças), 34 consultas médicas (não teve em todas as UBS), 69 testes rápidos e 278 solicitações de mamografias.

A campanha Outubro Rosa tem objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama. Também visa proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.

O dia D foi considerado o dia mais importante da campanha no Município. “Além de oportunizar às mulheres, que não conseguiram ir às Unidades durante a semana, os serviços gratuitos, as equipes esclareceram dúvidas sobre a doença, bem como as formas de prevenção e a importância de realizar consultas e exames de rotina para o diagnóstico precoce do câncer de mama, o segundo de maior incidência no mundo, e o mais frequente no sexo feminino”, lembrou a secretária municipal de Saúde, Sinara Simioni, agradecendo a todos os profissionais que se dedicaram tanto, para realizar a ação.

A primeira-dama, Sandra Mikulski, acompanhou de perto, juntamente com a secretária de saúde. “Parabéns a todos os profissionais pelo empenho e dedicação sempre, especialmente no sábado! Foi muito especial ver como as equipes se engajam e mergulham de cabeça no que fazem. Obrigada a todas as equipes também pelo capricho em preparar mimos e atividades diferentes para cuidar ainda mais das mulheres”, agradeceu Sandra.

Outubro Rosa

Até o fim do mês de outubro, as ações voltadas à Saúde da Mulher, como coletas de exame preventivo, solicitação de mamografias (conforme critérios de indicação), consultas médicas, consultas odontológicas, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, rodas de conversa sobre prevenção do câncer do colo do útero, câncer de mama, alimentação saudável, práticas integrativas e “dia da beleza”, estarão sendo promovidas, de forma intensificada em São José.

 

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome