CRICIUMA: GOVERNO REPASSA RECURSOS PARA A MAIOR OBRA EM ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE SC

Foto: Gabriel Duwe de Lima/SED

Considerada como a maior obra em estabelecimento de ensino  em Santa Catarina, o governo estadual entregou hoje em Criciúma a  ordem de serviço para obras de infraestrutura do Centro de Educação Profissional (Cedup) Abílio Paulo. Para reformar e ampliar a atual estrutura da unidade, o governo está investindo R$ 17 milhões e o início do projeto foi firmado pelo secretário de Estado da Educação, Vitor Balthazar, com a presença do  deputado estadual Luiz Fernando Vampiro, que deixou a pasta em março.

“Esta é mais uma entrega que sinaliza a prioridade e a importância que o governador Carlos Moisés e a sua gestão têm dado para a Educação. É uma obra que fará toda a reestruturação do prédio, além de uma ampliação que possibilitará que mais estudantes possam ingressar no CEDUP. Um investimento na qualificação profissional, que transformará Criciúma e o Estado de Santa Catarina”, afirma o secretário Vitor Balthazar.

Na estrutura existente, serão realizadas as reformas do telhado, das redes elétrica e hidrossanitária, do sistema de drenagem e do piso. Além disso, haverá troca de portas e janelas de todo o prédio, enquanto as paredes dos banheiros serão revestidas com cerâmica. O sistema de iluminação externa também será atualizado e a pintura do prédio refeita.

Com a ampliação do prédio, o Cedup Abílio Paulo terá mais 11 salas de aula – serão 41 salas ao todo após a conclusão das obras. Já a quadra poliesportiva da unidade, que atualmente é aberta, receberá cobertura para permitir a prática de atividades físicas independentemente das condições climáticas, integrando uma estrutura que já inclui um ginásio.

ESCOLA REFERÊNCIA

O deputado estadual e ex- secretário de Estado da Educação Luiz Fernando Vampiro acompanhou a solenidade e foi homenageado pelos alunos e professores da escola. “O Cedup de Criciúma é uma referência para a região Sul pela qualidade do ensino e por ter formado grandes profissionais ao longo das últimas décadas. Com essa reforma e ampliação, ainda mais jovens da região serão atendidos e com ainda mais qualidade”, destacou o parlamentar.

Outra novidade será a construção de um auditório com lotação máxima superior a 600 pessoas, que vai garantir a realização de eventos culturais, aulões e outras atividades com mais conforto para a comunidade escolar. Além disso, a unidade conta com 14 laboratórios para complementar as atividades realizadas em sala de aula, e mais dois serão instalados em 2023.

O Cedup Abílio Paulo atende hoje 1.878 estudantes de Ensino Médio, Ensino Médio integrado à Educação Profissional e Ensino Técnico Concomitante ou Subsequente. Entre os cursos oferecidos estão o Técnico em Alimentos, Técnico em Edificações, Técnico em Comércio, Técnico em Química, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Contabilidade, Técnico em Informática (programação e manutenção) e Técnico em Administração.

A gestora do Cedup de Criciúma, Maristela Bolan, conta que a obra de reforma era aguardada há 22 anos por toda a equipe que trabalha na unidade e pela comunidade local. “Este dia será sempre lembrado pelos alunos e professores que fazem parte da família do Cedup Abílio Paulo. O sentimento hoje é de gratidão ao Governo do Estado”, finaliza.

A MAIOR OBRA

Inaugurado em 1978 e sem passar por reforma geral, o Cedup Abílio Paulo receberá agora a maior obra de uma escola da rede estadual em toda Santa Catarina. O total de área construída da unidade, que hoje é de 4,4 mil m², passará para 8,4 mil m².

De acordo com a gestão da escola, a unidade atende estudantes de ao menos 27 cidades integrantes da Associação de Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e da Associação de Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), além de municípios em regiões vizinhas. O Cedup, que já é referência em educação profissional no Sul do Estado, receberá a reforma para ampliar sua capacidade de atendimento e atender a crescente demanda por educação profissional em toda a região

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome