INÍCIO DAS AULAS: PROFESSORES DE SÃO JOSÉ PARTICIPAM DE CURSOS DE PRIMEIROS SOCORROS E COMBATE A INCÊNDIOS

Os profissionais da educação infantil da rede municipal de ensino de São José participam de Curso de Formação de Brigadista Voluntário. A proposta do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina – 10º Batalhão Unidade São José e da Prefeitura Municipal é realizar as formações uma vez por semana em cada um dos Centros de Educação Infantil (CEI) do município. As atividades começaram na quinta-feira no CEI Santo Antônio, localizado no bairro Fazenda Santo Antônio.

Com carga de oito horas de formação, os professores aprendem primeiros socorros e combate a incêndio. O curso simula diversas situações possíveis, como reanimação cardiopulmonar, convulsões, manobra para desengasgo, prática de técnicas de curativos em ferimentos e lesões, abandono de local em situações de incêndios e utilização do extintor.

PROCEDIMENTOS

No curso, os bombeiros ensinam aos profissionais da educação como agir em situações de emergência. “Quais as primeiras atitudes com a vítima? Primeiro de tudo, chamar o socorro: SAMU pelo telefone 192 e Bombeiros 193. Depois avaliar o cenário. E na sequência colocar os equipamentos de proteção individual”, explica o sargento Douglas Coelho da Silva.

Na avaliação dos participantes, o curso é muito proveitoso. “Com tantos exercícios práticos, me sinto segura para adotar os procedimentos quando for necessário”, afirmou a auxiliar de sala Clarice Daiane de Lima da Rosa. “As crianças são muito curiosas, não têm noção do perigo, especialmente as que têm até 5 anos e que formam nosso público de atendimento. Por isso a importância dessa formação para os professores dos CEIs”, opina a diretora Fernanda Lopes Kretzer.

“Criança é energia, é vida. É movida pela emoção, essa é sua essência. O trabalho na Educação Infantil tem relação com o cuidar e o educar. E esse olhar atento dos professores aliados às técnicas de primeiros socorros com certeza farão a diferença no cotidiano das unidades. Nosso agradecimento ao Corpo de Bombeiros por ministrar essa formação tão importante a nossos profissionais”, observa a coordenadora da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Márcia Cristina Figueiredo Rizzaro.

 

 

 

- Parceiro -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário
Por favor, informe seu nome